terça-feira, 29 de setembro de 2009

Treino I

"Treinar significa melhorar sob o ponto de vista do jogo. Tendo claramente definido um modelo e os princípios que o orientam, o que acontece diariamente é exacerbação desses princípios em busca da melhoria da qualidade de jogo e daquilo que é a forma de jogo estipulada pelo treinador" Rui Faria, 2003

O sucesso de uma equipa de futebol é um trabalho quase invisível realizado dia após dia. Muitas vezes são os pequenos pormenores de treino que facultam à equipa a possibilidade de tomar a melhor decisão num momento crucial do jogo.
Um treino de futebol é muito mais que agrupar os jogadores com vista à aquisição de forma física ou um espaço onde treinador transmite aos seus jogadores quais as suas ideias. O treino é composto por todas as componentes que se englobam no jogo formal, o aspecto físico, psicológico, condicionantes tácticas e técnicas.

"correr por correr tem um desgaste energético natural, mas a complexidade desse exercício é nula. Como tal, o desgaste em termos emocionais tende a ser nulo também, ao contrário das situações complexas, onde se exige aos jogadores requisitos tácticos, técnicos, psicológicos e físicos. É isto que representa a complexidade do exercício e que conduz a uma concentração maior." José Mourinho


Um período de treino é constituído por ciclos e princípios.

Ciclos, visão estruturar e organizar os diferentes períodos de treino.
Macro ciclo - Período usualmente correspondente a 1 época desportiva
Meso ciclo - Períodos variáveis de 2 a 6 semanas (micro ciclos) onde se treina determinadas variáveis de acordo com etapas próprias.
Micro ciclo - Período semanal de treino, normalmente de jogo a jogo.

Princípios, visam optimizar a performance da equipa/atleta através de um equilíbrio entre esforço/recuperação apropriados com vista á obtenção dos objectivos determinados.

Principio da individualidade biológica - cada atleta é um ser único e deve ser tratado como tal. Se uns atletas são mais "evoluídos" fisicamente outros serão superiores tecnicamente.
Principio da sobrecarga ou progressividade - O corpo sofre alterações decorrentes dos estímulos sofridos (treinos no nosso caso). As cargas ministradas devem ser progressivas permitindo ao corpo adaptar-se até atingir as suas capacidades. O organismo adaptar-se-à mais rapidamente no inicio e abrandará a adaptação á medida que se vai aproximando do seu limite. Muito importante a relação entre cargas (esforço) e recuperação. Excesso de carga conduzirá à exaustão, demasiado tempo de recuperação não elevará a performance do atleta já que o organismo não acumulará a próxima carga no "patamar" óptimo para uma evolução continua.
Principio da continuidade - O factor que assegura a melhoria do rendimento é a continuidade do treino. A continuidade permitirá aplicar o principio da progressão (cargas crescentes) e manter os indices competitivos da equipa.
Principio da inter-dependência entre volume e intensidade - De acordo com os objectivos pretendidos o treino privilegiará volume OU intensidade. Poder-se-á dizer que "volume" será um trabalho de baseado na quantidade geralmente com o intuito de adquirir um background (seja físico, táctico ou técnico) para posteriormente trabalhar a "intensidade" que se traduz numa exigência superior de rapidez (de velocidade, de execução, de raciocínio e decisão...) em detrimento da quantidade, volume, de treino.
Principio da especificidade - o treino deve direccionar-se para o fim especifico a que se destina. No caso do futebol o principio da especificidade abrangerá o treino táctico-técnico.
Principio da variabilidade - Pretender-se-à um treino abrangente em termos físicos, tácticos, técnicos e psicológicos. O treino deverá integrar todos esses itens nos seus exercícios já que quanto mais variáveis se introduzirem no treino, respeitando os princípios anteriores, maior e mais rápido será o desenvolvimento do atleta/equipa e melhor preparado se encontrará perante as situações reais de jogo.


No próximo post será abordada a questão de periodização do treino.

2 comentários:

Dennis Bergkamp disse...

Boas!

Se me permites, podemos encontrar mais principios que são importantes no pensar o treino.

Principio da reversibilidade - uma capacidade, função, principio que deixe de ser treinado, tende a regredir, se pensarmos apenas em dados fisiológicos, imaginemos que um atleta se lesiona e não pode treinar.

Está estudado que em 8 dias de paragem, há uma redução de 18% no V02 max.

Agora... imaginemos isto, no que diz respeito a principios de jogo.

Se deixarmos de "ligar" a principios como a cobertura defensiva, e a distância que deve estar da contenção, por estarmos preocupados com algo mais complexo, como a basculação da equipa para defender apenas em 2 corredores, ou a maneira como a ocupação do espaço deve ser feita quando há uma variação rápida do centro de jogo... vai ocorrer uma regressão na cobertura defensiva, e acabamos por sofrer com isso.

Abraço!

Jorge Faria disse...

Obrigado pelos comentários :)

Todas as contribuições são bem-vindas, como comentário ou até como proposta de artigo.

Quanto ao principio da reversibilidade, tens razão e é até muito importante. Para ser honesto ao escrever estava tão focado na "construção" que acabei por ignorar aspectos "colaterais".

Quando falo em continuidade progressão e afins tive como pressuposto básico que todos entenderão que o treino não é algo linear.

Mais uma vez, obrigado pelos comentários, é essa a intenção do blog, aproximar pessoas que gostam do futebol, sejam treinadores ou apenas interessados em perceber o que se passa para além do ecrã da tv ou do bilhete que lhes dá acesso ao jogo no estádio.