quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Organização Estrutural

Chegamos ao último dos itens antes considerados, outros não tão mensuráveis existiram certamente, como integrantes do processo de construção de um modelo de jogo. Depois de definido o que pretende da equipa, conhecida a conjuntura do clube e da equipa técnica, decifradas as condições de treino e sabendo quais as características dos jogadores, é tarefa do treinador encontrar uma disposição em campo que, no seu entender, permita à equipa obter o máximo rendimento num jogo de futebol.

Chamamos a esta fase organização estrutural ou sistema táctico.

É normal, mesmo entre treinadores (acredito que por uma questão de comodidade e habito para com a maioria), "resumir" o modelo de jogo a esta fase. Quando ouvimos um treinador a dizer que alterou o "modelo de jogo" na maioria das vezes quer dizer apenas que alterou o sistema táctico.
O sistema táctico é, antes de mais, uma expedita para o treinador comunicar ao jogador a posição onde pretende que este desenvolva a sua acção, a partir da qual vai detalhando a informação fornecida ao jogador sobre a forma como pretende que ele evolua em campo.
que cada sistema táctico tem características próprias, sendo a mais óbvia a forma como teoricamente são preenchidos os espaços em campo. No entanto discordo da opinião generalizada de que este ou aquele sistema táctico é mais ou menos defensivo, tudo dependerá da forma como a dinâmica da equipa.

Cada sistema táctico terá vantagens e desvantagens, desde a ocupação de determinado espaço até ao grau de complexidade e exigência no entendimento entre os jogadores.

Todas as tácticas são boas, tudo depende da forma como são dinamizadas e daquilo que se pretende obter.

Estruturas - Sistemas tácticos mais comuns

4-4-2
-


4-3-3
-

4-4-2 losango
-

4-5-1
-

4-1-4-1
-

4-2-3-1
-

4-1-3-2
-

3-5-2
-

5-3-2
-

3-4-3
-




Usualmente as equipas têm um sistema táctico definido e jogam seguindo esse padrão. No entanto é também comum existir um "plano B" (ás vezes mais que isso) para determinadas situações. No fundo isso não será mais que o modelo de jogo do treinador para uma situação específica.


Finalmente o treinador construiu  um modelo de jogo para a sua equipa... um modelo de jogo adaptado (MJA).

Chegado ao fim do processo de construção do modelo de jogo ainda muito há a fazer... treinar!!

Sem comentários: