terça-feira, 22 de setembro de 2009

Características dos jogadores

"Nas segundas, penso sempre em trocar dez jogadores, às terças sete ou oito, às quintas quatro, às sextas dois. E no sábado penso que têm que jogar os mesmos "cabrones"- John Toshack, ex-treinador do Real Madrid e Sporting C.P.

Continuando nas fases de construção de um "Modelo de Jogo", algo que tem, como todas as outras vertentes, importância crucial são as características do jogadores.

De nada serve a um treinador ter uma ideia de jogo se depois não consegue que os seus jogadores as coloquem em prática. Um plantel é constituído por jogadores de diferentes qualidades futebolísticas, características físicas, sensibilidades perante o jogo, origens sociais, situação económica, etnia, origem geográfica...
Por muito treino que se faça existem características inatas e determinados jogadores que dificilmente se ultrapassam, algumas positivas podem ser melhoradas, as menos positivas atenuadas mas existe sempre algo que distingue este ou aquele jogador dos demais.

Ao treinador cabe integrar todas as diferenças, tão inevitáveis como necessárias à própria equipa, e fazer com que a universal linguagem do futebol seja na sua equipa o mais harmoniosa possível.

Esta tarefa é muitas vezes mais complexa do que aparenta. Muitas vezes o treinador tem de se limitar ao que encontra no clube, principalmente nos escalões de formação e divisões mais baixas, outras mesmo dispondo de alguns recursos não é possível ter todos os jogadores que se gostaria (ainda bem digo eu), e mesmo numa hipotética situação onde isso aconteça é necessário coordenar todos e cada um, sabendo que um plantel é muito mais que a soma de todos os seus elementos, que todos querem jogar e só 11 podem estar em campo.

Sem comentários: