sábado, 19 de setembro de 2009

Conjuntura Social e Estrutural do Clube.

Continuemos a abordagem à construção de um modelo de jogo a implementar numa equipa.

Nos posts anteriores abordamos elementos de construção do modelo de jogo que passam, maioritariamente, pela ideia e intenção do treinador em desenvolver um jogo desta ou daquela forma.
Da sua ideia muito pessoal de jogo de futebol, o treinador vai primeiro definir princípios orientadores e posteriormente pormenorizar aquilo que pretende para cada momento do jogo. Acontece que o treinador não está sozinho, por muito claro que lhe seja aquilo que pretende vai defrontar-se com com factores externos difíceis, ás vezes impossíveis, de controlar.
Que clube estou a treinar? Que divisão? Que escalão?
Quais os objectivos para a época? Ser campeão? Não descer? Tentar valorizar alguns jogadores para realizar mais valias? Facultar aos jogadores aprendizagens que lhes permitam "despontar" algumas épocas depois?
Que expectativas têm os dirigentes? e os adeptos?
Qual a identidade social do clube? Local? Regional? Nacional? Mundial?
Que me diz a história do clube? Quem são as referências? Que significam? Qual o peso que têm na forma como o clube encara o futebol?
Qual a realidade económica e estrutural do clube?
O clube tem um estilo de jogo bem definido e marcado? É compatível ou contrário ao modelo que idealizo?
Que condições de treino disponho? Que material e espaço? E médicos, massagistas, fisioterapeutas?
Que colaboração terei de adjuntos? Pensam o jogo de modo similar ao meu? Acrescentam algo?
...?

Todas estas questões, e muitas mais que entretanto surgem, são importantíssimas da definição de um modelo de jogo adaptado (MJA).
Certamente nenhum adepto do FC Porto, SL Benfica ou Sporting encara com satisfação um jogo onde a sua equipa se limite a tentar defender e explorar o contra-ataque, mas tal concepção do jogo poderá já ser melhor aceite pelo adepto de um clube com menores ambições. Vemos que históricamente o Ajax tem uma estrutura de jogo definida, caberá na cabeça de alguém entrar no clube e dizer "a partir de hoje não é assim, passa a ser como eu penso"?

"O melhor de um jogo de futebol é o que acontece antes do jogo". Sepp Herberger, técnico alemão

Sem comentários: