quinta-feira, 17 de junho de 2010

Mundial, fase de grupos - 1º jornda

Chegamos ao final da primeira jornada do Mundial de futebol 2010.

O que temos visto?

Nesta primeira jornada todos os jogos se caracterizaram por um, esperado, foco na organização defensiva. Não conseguimos ver jogos espectaculares, não vimos os "candidatos" a assumirem-se em campo, nem sequer temos vistos muitos golos.

Infelizmente não vi todos os jogos, completos em directo até vi poucos mesmo, mas do que vi sobressai a preocupação com a organização defensiva. Parece que todos alinharam pelo mesmo, ganhar o primeiro jogo não garante nada, perder o primeiro jogo complica muito.

Vimos apenas uma Alemanha ao seu nível, uma Argentina que se assumiu mas não praticou um futebol ao nível dos seus "nomes" e uma Espanha fiel aquilo que vem fazendo e pouco mais.

O futebol é também um ciclo de modas, é normal ditar a moda quem ganha. Se na época passada tivemos hinos ao futebol de passe curto e posse de bola praticado pelo Barcelona de Pep Guardiola, esta época mostraram-nos o antídoto. Sobressaiu o Internazionale de Milão de Mourinho como exemplo de como vencer sem bola.
Essa tem sido a tendência deste mundial de futebol, principalmente nestes primeiros jogos.
No seguimento do raciocínio anterior não será totalmente estranha a vitória da Suíça sobre a Espanha. Mais uma vez a boa organização defensiva superou uma boa organização ofensiva. Já é velha a história de que os ataques vencem jogos mas as defesas vencem campeonatos...

Deixem-me estabelecer uma pequena comparação entre o Portugal vs Costa do Marfim e o Suíça vs Espanha. O papel de favorito caberia às equipas ibéricas, mais Espanha que Portugal, embora com estilo de jogo diferenciados ambas as equipas privilegiam o ataque nos seus jogos. Nenhuma venceu.
Como português que gosta de futebol preferia ter visto uma equipa mais senhora de si, mais personalizada e "mandona" em campo, no entanto até concordo que Portugal terá feito a melhor abordagem ao jogo. Primeiro não errar depois procurar o erro adversário. Conseguiu-se a primeira não a segunda, um ponto.
Espanha por sua vez, assumiu sem preconceitos o seu estilo, colocou-o em campo e dominou completamente a partida, mas perdeu.
Tal como o Barcelona nas meias finais da Champions League, Espanha não soube, ou não conseguiu, mudar o registo quando começou a ser notório que o seu futebol esbarrava na parede suíça e, ainda pior que isso, cometeu erros fatais, zero pontos.

Todos preferíamos ver futebol de ataque, e daí não sei porque um 4-4 na Liga inglesa é sempre sublinhado com um comentário do estilo "por lá as defesas deixam muito a desejar...", mas a verdade é que um jogo perfeito acabava sempre 0-0...

Para esta segunda jornada espero que as selecções pratiquem um futebol mais atractivo, julgo terá mesmo que ser já que os favoritos terão de se assumir se não quiserem ver a vida muito complicada na última jornada da fase de grupos. Pelos primeiros jogos desta jornada parece que as coisas vão mudar.

No dia de hoje a Argentina conseguiu um fácil 4-1 perante a Coreia do Sul, a Grécia lá conseguiu os seus primeiros golos e primeira vitória em fases finais do mundial e, agora sim uma "surpresa", a França acaba batida pelo Mexico por 2-0.
Esperemos por melhores jogos e que Portugal mostre agora o seu potencial...

Sem comentários: